Rio – Uma parceria entre a Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S.A com concessionárias, prefeituras, lojistas e rede hoteleira de 55 cidades vai permitir que aproximadamente 90 monumentos históricos de todo o país ganhem iluminação especial nas festas de fim de ano.
A campanha Natal de Luz foi lançada oficialmente hoje (20), no Rio, com uma caminhada pela orla da Praia de Copacabana, com direito a trio elétrico, distribuição de camisetas, broches iluminados e a participação de artistas e atletas. Elaborada desde julho deste ano, a campanha prevê o acendimento simultâneo de todos os monumentos no dia 4 de dezembro.
Além da parceria, a Eletrobrás vai investir sozinha de R$ 780 mil a R$ 930 mil para iluminar 27 monumentos nas capitais. De acordo com o presidente da empresa, Aloísio Vasconcelos, o projeto foi orientado pelo Programa Nacional de Preservação de Energia (Procel), de modo a baixar o consumo o máximo possível e evitar qualquer referência a um possível desperdício de energia. "O Procel nos orientou a usar leds, lâmpadas extremamente econômicas e de grande efeito visual", revelou.
Segundo Vasconcelos, o atual modelo de energia elétrica foi organizado de forma a evitar problemas de abastecimento ou apagões. "Nós fizemos planejamento, estamos investindo em novas usinas e temos a distribuição equilibrada de energia no país", ressaltou.
O presidente da Eletrobrás, empresa responsável por mais de 70% do fornecimento de energia no país, disse que a campanha Natal de Luz é uma contribuição para melhorar a auto-estima e a confiança da população brasileira. "No momento em que existe a beleza da iluminação e a música de Natal nós também passamos a leitura de que a situação de energia no país é equilibrada", destacou.