Montadoras terão que implantar modificações sugeridas por Conselho

O Conselho de Política Automotiva, que avalia as condições do trabalhador nas montadoras de automóveis Audi/Volkswagen, Renault e Volvo e a redução de acidentes e doenças ligadas à atividade, vai assinar no próximo dia 21 um termo de compromisso com as empresas estipulando os prazos para elas implantarem as modificações sugeridas pela força-tarefa do setor automotivo.

A força-tarefa, integrada por representantes dos trabalhadores, do Governo do Estado, do INSS, da DRT, do Ministério Público do Trabalho e das empresas montadoras, realizou entre os dias 7 e 9 deste mês novas visitas às fábricas para analisar as modificações já efetuadas pelas empresas e os prazos para a implantação das mudanças. As visitas foram realizadas em função de um relatório preliminar da força-tarefa, que traçou um diagnóstico e o indicativo das correções.

Outra decisão do Conselho de Política Automotiva foi a análise de todos os casos de concessão de benefícios B-13 (afastamento de doença comum) e das demais situações. A equipe médica trabalhará todas as quartas-feiras e quintas-feiras, iniciando pela Volkswagen, empresa com maior número de casos registrados.

Denúncias

O Conselho de Política Automotiva foi instalado no ano passado pelo governador Roberto Requião, diante de denúncias de que vem crescendo o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em montadoras de carros. As denúncias foram recebidas pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e pelo Ministério Público do Trabalho. Segundo dados da DRT, o Paraná é o quarto Estado com maior número de acidentes de trabalho.

O grupo é presidido por Mário Marcondes Lobo e é formada por representantes da Secretaria da Saúde, do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região Metropolitana, do INSS, da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e por técnicos das montadoras de automóveis instaladas na Região Metropolitana de Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo