Montadoras aproveitam aumento de vendas para reajustar preços

De olho no aquecimento das vendas de fim de ano e no 13.º salário do consumidor, as montadoras reajustaram preços dos veículos novos. Até sexta-feira, a média diária de carros novos emplacados, entre automóveis e veículos comerciais leves, estava neste mês 16,5% acima do mesmo período de outubro. A Ford, por exemplo, decidiu aumentar entre 0,5% e 1% as tabelas de toda a linha a partir de 1.º de dezembro. É a sexta vez neste ano que a montadora reajusta preços. Eles já subiram 5,2% em 2005.

De acordo com empresa, o aumento ocorre por conta da alta de custos acumulada pelo setor. Segundo números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre janeiro de 2002 e setembro deste ano os principais insumos usados nos veículos, como o aço, metais não-ferrosos e borracha, aumentaram 138%, 81% e 77%, respectivamente. No mesmo período, o preço do carro teve reajuste de 62%.

Segundo a Ford, o arrefecimento do ritmo de alta dessas matérias-primas registrado nos últimos meses não foi suficiente para compensar as fortes elevações ocorridas no passado.

A Fiat já trabalha com novas tabelas de preço desde o dia 16. O reajuste não foi generalizado, segundo a empresa. O menor aumento, de 0,41%, ocorreu no Fiat Stilo, modelo 2.4. O maior reajuste, de 1,23%, foi aplicado no preço do Mille 1.0. Assim como a Ford, trata-se do sexto reajuste neste ano da montadora. Desde janeiro, os preços dos veículos da marca já subiram cerca de 10%, informa a montadora.

Na corrida para aumentar preços e aproveitar o bom momento do mercado, GM foi mais rápida. Desde o dia 1.º deste mês reajustou, em média, em 1% os preços de tabela dos veículos da linha Chevrolet. A empresa informa que reajuste não foi generalizado e alguns modelos tiveram os preços mantidos, caso do Corsa Classic e do Corsa 1.0. O aumento, de acordo com a montadora, ocorreu em razão de pressões de custos acumuladas no passado.

Apesar das elevações de preços, o mercado de veículos continua aquecido. De janeiro a outubro foi emplacado 1,372 milhão veículos. O volume é 8,75% maior se comparado com o mesmo período de 2004. Entre janeiro e outubro de 2004 foi emplacado 1 262 milhão veículos. A expectativa é de que o ano tenha vendas recordes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo