O Museu Oscar Niemeyer (MON) está apresentando 170 obras, assinadas por 44 artistas, que compõem o acervo da instituição. A mostra é resultante da política adotada pela atual administração de valorização e difusão da arte paranaense, em especial. A diretora-presidente do MON, Maristela Requião, tem como meta fazer com que parte das duas mil peças que compõem o acervo sempre esteja exposta no museu e em outras instituições parceiras.

continua após a publicidade

Alfredo Andersen, o primeiro acadêmico paranaense, Fernando Velloso e os escultores Elvo Benito Damo, João Turim e João Zaco Paraná. Arthur Nísio, Uiara Bartira, Jussara Age e os contemporâneos João Ozorio Brzezinski e Eliane Prolic são alguns dos artistas paranaenses, cujas obras integram o acervo em exposição, nas duas salas montadas.

Obras de outros artistas de importância nacional, que também compõem o acervo, como Tomie Ohtake, Carlos Ianelli, Sérgio Ferro e Humberto Espíndola, entre outros, também estão na mostra. Entre as peças, a exposição Acervo do Museu Oscar Niemeyer apresenta uma obra de destaque internacional.

Trata-se de uma redução em bronze, datada de meados do século XIX, da célebre escultura de Jean-Baptiste Pigalle (1714-1785), Mercure Attachant Ses Talonnières, iniciada em 1739 e só concluída em 1747. "Pigalle é considerado o mais importante escultor francês do século 18, e a existência de uma obra dele no MON é sensacional", explica a responsável pela montagem da mostra, Suely Deschermayer, da Assessoria de Acervo e Conservação do MON.

continua após a publicidade

Além de apresentar o acervo, a mostra deve "tranqüilizar" aos visitantes que questionavam se havia ou não um acervo no museu. "A exposição não só demonstra que há, como também mostra que há peças significativas da arte paranaense e nacional", afirma Maristela Requião. O acervo inicial do MON surgiu com as obras vindas do Museu de Arte do Paraná (MAP) e com o acervo do extinto Banco do Estado do Paraná (Banestado), que aos poucos está sendo ampliado com novas aquisições.

Em sua coleção completa figuram importantes artistas paranaenses e nacionais de vários movimentos. Além dos artistas presentes na mostra, há ainda obras dos paranaenses Guido Viaro, De Bona, Miguel Bakun e Helena Wong, somadas as de Oscar Niemeyer, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Caribé, entre outros.

continua após a publicidade