Em comemoração ao 10º aniversário da marca holandesa Droog Design, os fundadores e designers Renny Ramakers e Gijs Bakker organizaram uma exposição que traduz os principais conceitos da marca. Projetada pelo também designer holandês Jurgen Bey, a mostra ?Simply Droog (Simplesmente Droog) ? 10 + 1 Anos de Design de Vanguarda Holandesa? apresenta uma retrospectiva da marca com os produtos e os projetos executados entre 1993 e 2003. A mostra será aberta para jornalistas e convidados na quinta-feira (08), às 19 horas. O público poderá visitar a exposição de 09 de dezembro a 05 de fevereiro.
Curitiba será a primeira cidade fora da Europa a receber a exposição, que depois segue para os Estados Unidos e a Bélgica. A mostra será realizada no espaço monumental do Olho, cuja arquitetura é assinada por Oscar Niemeyer, considerado um dos principais arquitetos brasileiros do século 20. Com 1.600 metros quadrados de área expositiva, o interior do espaço, moderno e de visual arrojado, está em harmonia com o significado em holandês da palavra ?droog? (seco, sóbrio), que traduz a qualidade de ser prático e sóbrio. Por outro lado, existe um forte contraste com a outra faceta da marca, pois ?droog? também significa um humor árido, daí a filosofia de dar aos objetos cotidianos mais alma, significado e conteúdo.
Porém, segundo os organizadores, o conceito do ?Droog Design? também confronta a questão do consumismo. Questiona a natureza do luxo, tanto no contexto material quanto imaterial, pois o luxo de hoje não é mais simplesmente uma questão material e sim um desafio intelectual. O luxo hoje é um meio de ganhar atenção e, ao mesmo tempo, um meio de gerar uma observação, um uso e um julgamento atentos. O luxo é uma questão de atenção! Droog é luxo, dizem eles.