A Mocidade Alegre é a grande campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo, na apuração realizada hoje no Sambódromo do Anhembi. Com 298,5 pontos, a escola bateu as concorrentes Unidos de Vila Maria e Vai-Vai, que ficaram respectivamente com 297,75 e 297,50 pontos. Além das três, as escolas Águia de Ouro (297) e Império de Casa Verde (297) voltarão a se apresentar na próxima sexta-feira durante a o desfile das campeãs – que também terá a participação das campeãs do grupo de acesso e das escolas de samba esportivas.
Apesar do empate numérico entre a 4ª e 5ª colocadas, a Águia de Ouro ficou em quarto lugar pelo critério de desempate – fantasia.
Em uma apuração acirrada, Mocidade, Unidos de Vila Maria e Vai-Vai disputaram ponto a ponto a superioridade em um carnaval marcado pelo equilíbrio entre as escolas e desfiles tecnicamente impecáveis. Nenhuma agremiação perdeu pontos por falhas durante as apresentações.
Ao menos outras três agremiações também estiveram próximas do título
A maior polêmica da apuração ficou por conta do jurado Amilton dos Santos, que não deu nota à Acadêmicos do Tucuruvi pelo o quesito "letra de samba". Não está claro o motivo da decisão de Amilton, mas a escola não foi prejudicada, pois, segundo o regulamento da apuração, a agremiação deve receber a nota máxima contabilizada no quesito – que foi 10.
No ano passado, a campeã do carnaval foi a Império de Casa Verde seguida de Vai-Vai, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria e Rosas de Ouro.
Mocidade Alegre
Última escola a se apresentar na noite de domingo, a Mocidade Alegre levou para o Anhembi o riso como tema. A escola conseguiu retratar o assunto com sucesso, trazendo cores vibrantes e alegorias que chamaram a atenção do público. O destaque foi a comissão de frente, formada por palhaços e apresentou diversas coreografias.
O samba-enredo, de letra fácil, ajudou o público, que acompanhou a melodia, especialmente no trecho "batam palmas… no circo o show vai começar". A escola, que faz 40 anos em setembro, também aproveitou o desfile para iniciar as comemorações. O último carro alegórico, com o nome "Sorria, é carnaval", trazia fotos em preto e branco mostrando diversos momentos da história da escola.
A rainha da bateria, Nani Moreira, afirmou estar totalmente recuperada do acidente ocorrido no último desfile – no ano passado sua fantasia pegou fogo, causando queimaduras no braço e na testa. Nani estava muito animada, e continuou sambando durante alguns minutos após a escola ter deixado a avenida. Na saída, foi muito aplaudida pelos integrantes da escola.