O risco de desenvolver um câncer de próstata pode ser reduzido pela metade em homens que consomem habitualmente alho e cebola, segundo o National Cancer Institute dos Estados Unidos. Os efeitos benéficos se devem ao composto à base de sulfeto – que causa um forte odor – presente nestes alimentos.
A pesquisa foi feita com base em observação de 238 pacientes com câncer de próstata e 471 homens sãos, que foram entrevistados sobre seus hábitos alimentares. Os homens acostumados a consumir diariamente pelo menos 10 gramas de condimentos como cebola e alho formavam parte do grupo dos sãos, enquanto que entre os pacientes foi registrado um baixo consumo destes alimentos.
Segundo o Cancer Institute, o resultado da pesquisa demonstra a eficácia preventiva destes alimentos e que uma dieta correta pode ser uma excelente medida de prevenção não apenas para o câncer de próstata. ?Muitos estudos demonstram a eficácia preventiva do composto alho e cebola para muitas formas de tumor?, comentaram os pesquisadores, liderados pela cientista Ann Hising. (AE-ANSA)