As missões de técnicos da Ucrânia e da Colômbia que desde ontem (9) fazem visitas de inspeção sanitária em estabelecimentos de abate de bovinos e aves, além de vistorias nas áreas de produção de laticínios, permanecerão no país até o próximo dia 19. O roteiro foi definido em Brasília pelos técnicos estrangeiros e o diretor do Departamento de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nelmon Oliveira.

continua após a publicidade

As visitas das missões estrangeiras constam de uma programação que vai até setembro. De 22 a 26 de agosto, está prevista a vinda ao país do ministro da Agricultura da Dinamarca, Hans Cristian Schimidt. O setor de leite e derivados receberá técnicos da Guatemala de 21 de agosto a 15 de setembro, de El Salvador, Honduras e Nicarágua, em datas a serem acertadas.

A missão da Ucrânia fará um extensivo programa em abatedouros de aves e suínos, podendo comparecer a 40 estabelecimentos. O programa começa por cidades mineiras, como Uberaba, Passos, Sete Lagoas, Ouro Preto, Barbacena, Visconde do Rio Branco e Juiz de Fora. Amanhã (11), os técnicos seguem para São Paulo, Campinas, Jaguariúna e Amparo. Na próxima semana, serão visitadas cidades do Paraná e Rio Grande do Sul. "A visita dos técnicos representa uma oportunidade para apresentarmos o interesse do país em exportar aves e suínos", afirma Oliveira.

Os técnicos colombianos têm visitas programadas em abatedouros de aves de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Eles também vão inspecionar estabelecimentos de produção de laticínios. Na próxima quarta-feira (17), a missão reúne-se com representantes do ministério.

continua após a publicidade