As missões e intercâmbios desenvolvidas pelo Paraná nos últimos três anos ampliaram o volume de negócios entre o Estado e a América. As exportações a 27 países do continente, relacionando 2004 e 2005, saltaram de US$ 2,7 bilhões para US$ 3,4 bilhões ? um aumento de 20,5%. O destaque está entre os latino-americanos. As exportações para 25 países da América do Sul e Central passaram de US$ 1,39 bilhão para US$ 1,93 bilhão ? 27,9% maior.

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Já aos países do Mercosul, só no primeiro quadrimestre de 2006, as exportações a Argentina, Uruguai e Paraguai saltaram de US$ 250,2 milhões para US$ 331 milhões ? 32,6% maior do que o mesmo período de 2005. Para a Aladi (Associação Latino-Americana de Integração), o que exclui os países do Mercosul, as exportações de US$ 291,1 milhões passaram para US$ 315 milhões nos primeiros quatro meses de 2006.

Missões 

No continente, o Paraná já realizou missões e intercâmbios com Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Cuba, Panamá, México e Canadá. Os resultados foram imediatos. Para a Argentina as exportações passaram de U$ 613,8 milhões para US$ 730,2 milhões. Ao Chile, de US$ 158,6 milhões para US$ 428,5 milhões. E à Venezuela, de US$ 120,8 milhões para US$ 185,6 milhões ? aumento de 18,9%, 170% e 53,6% respectivamente.

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Entre os 10 principais produtos exportados ao Mercosul e Aladi, seis são do setor automotivo e agroindustrial ? o que correspondem a 29% do total exportado. ?É cada dia maior a importância de blocos econômicos emergentes para o Paraná. A Aladi e o Mercosul estão cada vez mais representativos?, avalia Santiago Gallo, coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul do Governo do Paraná.

O Paraná exportou para os dois blocos um total de US$ 482 milhões de janeiro a março deste ano, um aumento de 54% em relação ao mesmo período do ano passado. ?As importações somam US$ 182 milhões, alta de 27%?, acrescenta Gallo.

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Mercado em expansão 

No Mercosul, a Argentina é o principal exemplo das exportações paranaenses. Dos 10 principais produtos mais vendidos, oito são produtos industrializados – automóveis, máquinas e colheitadeiras, acessórios e motores.

Atualmente, a Argentina representa 8,7% das exportações do Estado. As compras dos argentinos subiram de 962 produtos em 2004 para 1035 em 2005. Mais empresas paranaenses também encontraram no solo argentino um novo mercado. Em 2004, eram 471. Já em 2005, esse número subiu para 482.

Política externa

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, Virgílio Moreira Filho, destaca que o intercâmbio dos paranaenses com os países do Mercosul e outros países latino-americanos faz parte da política externa do Governo do Paraná. ?É fundamental o relacionamento com os outros países porque aumenta a garantia de comércio exterior principalmente para as micro e pequenas empresas paranaenses?.

Moreira Filho destaca ainda que entre as missões desenvolvidas em três anos, a com a Venezuela foi a considerada a mais bem sucedida no Governo do Paraná, com negócios acima de US$ 440 milhões. ?É um trabalho consolidado que os paranaenses pretendem ampliar e intensificar nos próximos com todos os países latino-americanos?.