Liderados pelo governador Roberto Requião, 22 empresários de diversos segmentos industriais totalizando 66 empresas paranaenses partem em missão comercial para a Semana do Paraná em Paris, de 8 a 16 de outubro. Dispostos a mostrar competitividade, valor agregado e qualidade dos produtos produzidos no Estado, os empresários acreditam que ao lado do Governo Estadual, a inserção no mercado europeu gera credibilidade junto ao empresariado francês.
O consultor de comércio exterior Heroldo Secco Junior, da Bpexs – S&S, Consultores Associados, de Cascavel, está indo para França e representa 16 empresas do ramo de alimentos e vestuário do Oeste do Estado. Ele diz que algumas das empresas que irá representar já exportam, mas o mercado francês é novo. ?A entrada neste mercado é um ótimo potencial para expandir por toda a Europa. O céu é o limite?, afirmou.
Com uma empresa com foco exclusivo para a exportação, a empresária Lenize Rasera Gulin, da Fitlee, já exporta para os EUA e possui apenas uma loja no Brasil, localizada em Curitiba. Sendo do ramo esportivo, a empresária de confecções quer conhecer o mercado francês. ?Quero entender o que eles querem e como querem. A França é um país de tendências?, disse.
Virginie Lepoutre, da Westaflex, que produz tubos flexíveis, comenta que a empresa já exporta para a América Latina, México e EUA. Para ela, o intuito da empresa é conquistar cada vez mais mercados. ?As empresas paranaenses possuem as qualidades essenciais para a conquista do mercado internacional: temos qualidade e cumprimos prazo?, garantiu.