Missão do México conhece programa de pavimentação de Curitiba

A província de Sinaloa, no Noroeste México, pode adotar o modelo de parceria usado pelo programa de pavimentação urbana da Prefeitura de Curitiba. Em visita técnica à Secretaria Municipal de Obras Públicas, o diretor-geral do Conselho de Desenvolvimento de Sinaloa, Héctor Aguerrebere Beltrán, avaliou que o sistema pode ser a alternativa para melhorar as condições das ruas de cidades mexicanas.

Durante a visita o secretário de Obras Públicas de Curitiba, Mário Tookuni, explicou que a cidade deve pavimentar neste ano 67 quilômetros de ruas pelo sistema de parceira. Pela parceria, parte do material – tubos de drenagem, brita e meio fio – é adquirido pela população. Em contrapartida, a Prefeitura oferece projeto, mão-de-obra e capa asfáltica produzida pela Usina de Asfalto do município.

Aguerrebere, que estava acompanhado de 30 empresários do setor de transporte público de diversas cidades de Sinaloa, disse que a durabilidade do asfalto é um ponto positivo. O pavimento do sistema de parceria tem vida útil 20% maior que o tradicional, porque recebe duas camadas de brita. Juntas as camadas têm de 30 a 40 centímetros de altura e funcionam como base do pavimento.

Para o presidente da Federação de Transportadores do Estado de Sinaloa, Miguel Loaiza Pérez, um modelo de asfalto de boa qualidade, como o do sistema de parceria usado em Curitiba, significará maior capital para investir na melhoria da frota de transporte público daquela província. "O asfalto de qualidade facilita a manutenção dos veículos", afirmou.

O presidente da Aliança do Transporte Urbano de Juliacán, Jesus Antonio Palafox, ficou interessado no pavimento de concreto adotado por Curitiba. "Este tipo de asfalto é importante para nossas vias rápidas", afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo