Missão do Banco Mundial discute projeto de inclusão social no Paraná

Uma missão do Banco Mundial, integrada por cinco especialistas chefiados por Michael Carroll, esteve reunida na Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral nesta segunda-feira com a equipe técnica do Centro de Coordenação de Programas do Governo (CCPG).

Os trabalhos contemplam a identificação do Projeto de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável, em seqüência a uma série de projetos especiais cujo mais recente é o Paraná 12 Meses.

A proposta prevê o desenvolvimento de um grande conjunto de ações de fortalecimento da economia local, inclusão social, preservação ambiental e melhoria da infra-estrutura para o atendimento a nove territórios que abrangem 121 municípios localizados nas regiões mais deprimidas social e economicamente do Estado (Centro-Sul, Centro, Norte Pioneiro e Vale do Ribeira).

O projeto deverá beneficiar agricultores familiares, pequenos e jovens empreendedores locais, e mulheres. A meta é atingir 50 mil famílias pobres por meio de ações geradoras de renda agrícola e não agrícola. Além disso, prevê a aplicação de recursos da ordem de US$ 52,5 milhões, dos quais 60% são oriundos do Banco Mundial, para um período de quatro anos.

O processo de negociação já superou a etapa da aprovação por parte da Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal. Após a missão de identificação, o agente financeiro definirá as próximas etapas, as quais pretende-se que possam ser consolidados em período considerado recorde pelo Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), uma das cinco instituições que integram o Banco Mundial.

Paralelamente à missão de identificação, uma missão de supervisão do Projeto Paraná Biodiversidade está reunida com técnicos do Planejamento e das secretarias executoras (Meio Ambiente e Agricultura) para avaliar os avanços dos trabalhos e estabelecerem novas metas semestrais para o período que vai de setembro de 2005 a dezembro de 2006.

Uma viagem de supervisão será realizada à região de Toledo e Foz do Iguaçu, onde serão inspecionados os trabalhos implantados nos Corredores de Biodiversidade Caiuá-Ilha Grande e Iguaçu-Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo