Uma comitiva de 60 pessoas, entre autoridades políticas e empresariais da Polônia, desembarca em Curitiba no próximo dia 20 para uma nova missão internacional ao Paraná. Os empresários poloneses vão mostrar aos empresários paranaenses as principais potencialidades do país do Leste Europeu e negociar parcerias. A Polônia apresentou em 2006 uma alta de 5,8% no PIB e tem previsão de crescimento de 7% para este ano.
Além de um seminário – Fórum Bilateral Brasil-Polônia – rodadas de negócios devem contar com a participação de 26 empresas polonesas. Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, os empresários de todo o Paraná podem esperar boas oportunidades de negócios e parcerias. ?Vamos aproximar e gerar oportunidades, visando cooperação, investimentos e alianças estratégicas?, explica.
Paraná
Em 2006, as exportações do Paraná para a Polônia cresceram 84% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As importações paranaenses também apresentaram alta (121%). Os principais produtos paranaenses exportados são café solúvel, produtos alimentícios e automotivos. Nas importações, o Estado compra adubos, fertilizantes, tripas de suínos, produtos automotivos e plásticos.
A missão, que conta com a parceria do governo do Paraná e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), terá a presença do presidente do senado polonês, Bogdan Borusewicz. Segundo o representante do governo da Polônia, Piotr Maj, a Polônia quer seguir com o maior número de missões governamentais e empresariais ao Paraná. O governador Roberto Requião deve participar com a assinatura de acordos comerciais.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)