Uma missão internacional da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) iniciou nesta segunda-feira (5) visita de cinco dias ao Brasil, com o objetivo de firmar compromissos com o governo federal capazes de garantir o fortalecimento de ações e projetos relacionados ao respeito, promoção e proteção do direito humano alimentação adequada.
Chefiada pela diretora da Unidade responsável pelo Direito Alimentação da FAO, a suíça Barbara Ekwall, a comitiva terá 17 compromissos no país. A agenda inclui reuniões com os ministros do Desenvolvimento Social e Combate Fome, Patrus Ananias, e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, marcadas para amanhã (6).
Barbara disse que a visita ao Brasil servirá para definir as próximas prioridades para o trabalho conjunto desenvolvido no país. Espero poder identificar quais são as prioridades para os próximos passos, que devemos dar conjuntamente para que o direito alimentação não fique só no nível das diretrizes, mas que também seja operacionalizado nos programas, no orçamento, nas prioridades de governo, disse Barbara, que assumiu o cargo em janeiro.
O primeiro compromisso da missão foi um encontro com o representante da FAO no Brasil, José Tubino. Após a reunião, Tubino destacou a importância da experiência brasileira no cenário mundial e afirmou que o país se tornou, nos últimos anos uma das principais referências internacionais na implementação de políticas públicas na área de segurança alimentar e combate fome.
O Brasil está liderando, conjuntamente com outros países, todos os compromissos das Metas de Desenvolvimento do Milênio em referência diminuição da fome e da pobreza no mundo. Com certeza, o Brasil é uma referência muito importante quando falamos de direito humano alimentação, afirmou Tubino.
Segundo Barbara Ekwall, o Brasil pode ser considerado pioneiro na implementação de políticas na área. O que foi feito foi um trabalho excelente, o Brasil tem um papel de precursor. Os olhos da comunidade internacional, de muitos países, estão dirigidos para o Brasil para ver o que foi feito, como foi feito, e quais são as lições.
A agenda da missão internacional da FAO no Brasil inclui ainda reuniões com representantes dos ministérios da Educação, da Saúde e das Relações Exteriores, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e da Agência Brasileira de Cooperação.