Empresários argentinos dos setores gráfico, de panificação e adesivos, estarão em Curitiba hoje para participar de visitas a 20 empresas de Curitiba e da Região Metropolitana e para um debate sobre o Marco Jurídico de Negócios no Mercosul ?Brasil x Argentina?. Da organização e apoio às atividades participam a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, o Consulado Argentino, a Unibrasil, a Rede de Exportadores de Buenos Aires (BAIREXPORT).
O cônsul da Argentina, Carlos Sánchez Vargas, explicou que a missão reúne três empresas argentinas, faz parte da política de governo de incentivo às exportações e que as visitas à sede de empresas paranaenses é a forma preferida dos empresários argentinos, na construção de uma imagem real de suas similares brasileiras, fortalecendo o intercâmbio.
Duas palestras reúnem nesta terça-feira (29), entre às 18h e às 19h30, empresários brasileiros e argentinos e interessados no tema integração, no Hotel Pestana, na Rua Comendador Araújo, 499. Sobre Regimes Societários e Tributários na Argentina, fala o advogado Jose Maria Allonca, sócio fundador da Allonca Abogados Legal&Busisness Consunting.
Sobre Políticas Comerciais do Mercosul, fala Eduardo Gomes, doutor em Direito do Estado e professor de Direito da Integração, na Unibrasil. ?Vamos debater as diferenças legais entre os dois países e a necessidade de ultrapassar essa complexidade em busca da inserção dos empresários no contexto de integração do Mercosul?, ressaltou o professor lembrando que, enquanto a Argentina possui um único tributo federal, o Brasil tem impostos federais, estaduais e municipais. Gomes considera que existe muita curiosidade entre empresários de um e outro país, e que as visitas dos argentinos às empresas paranaenses, são de fundamental importância para concretizar o contato direto entre as partes.