Empresários argentinos da província de Córdoba começaram nesta segunda-feira (24), em Curitiba, a realizar uma série de rodadas de negócios com o Paraná. O evento – promovido pelo Governo do Estado, Consulado da Argentina, Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (CorePR) – segue até está quarta-feira (26).

continua após a publicidade

Com um volume atual de produção de 300 toneladas de manteiga, o empresário de Córdoba, Gustavo Piazza, está apresentando seu produto aos supermercadistas paranaenses. ?Tenho capacidade para exportar 15% da produção para duas redes de supermercados do Estado?, calculou. Mesmo sem nunca ter exportado, Piazza acredita que o Brasil será seu principal mercado comprador. ?O primeiro passo vou dar no Paraná?, destacou.

Já para o argentino Antônio Miguel Caccipolli, da empresa GCP Automitive, produtora de equipamentos para suspensão e amortecedores para automóveis, a vinda da comitiva ao Estado é uma oportunidade para ele fazer do Brasil e especialmente do Paraná os seus principais mercados internacionais.

?A chamada paridade cambial é desfavorável para os argentinos, mas a proximidade com o Paraná e o grande mercado consumidor brasileiro são exemplos de que precisamos ficar atentos?, afirma Caccipolli. Ainda segundo o empresário, é preciso vontade para que os dois lados possam ganhar. ?Isto sim é fortalecer um Mercosul de verdade?, acrescenta.

continua após a publicidade

Para o coordenador estadual e de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, iniciativas como esta que integram diversas entidades trazem resultados imediatos para a classe empresarial das duas regiões. ?Apresentamos as empresas participantes com credibilidade, vendendo uma imagem séria e de confiança para o país?, afirma.

Os números compravam a importância das relações comerciais entre o Paraná e a Argentina. Apenas no primeiro semestre do ano, o valor exportado pelo Estado foi de US$ 422 milhões, um aumento de 36% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as importações somaram US$ 235 milhões.

continua após a publicidade

Córdoba

Considerada a segunda região mais importante da Argentina, a província de Córdoba reúne uma economia diversificada, que vai de uma forte produção agrícola e de agronegócios, passando pelas cadeias alimentícia e metal-mecânica.

Com 10 anos de existência, a entidade Pró-Córdoda consolida a cultura exportadora nos empresários argentinos voltados ao incentivo de aumento das exportações. ?Com recursos vindos do governo da província, financiamos a ida dos empresários para feiras e missões internacionais?, conta Soledad Corabelos, responsável pela promoção de exportações.