Missão argentina oferece produtos diferenciados ao Paraná

A diversidade regional e de produtos é a característica das 20 empresas
argentinas que estão em missão empresarial no Paraná. Entre os representantes,
há pequenos empresários como Rodolfo Ovalles, da Ovalles & Muñoz, que
oferece vinhos tinto e espumante da província de San Juan, feitos de uvas que
nascem ao pé da Cordilheira dos Andes. São produtos escolhidos por um enólogo
para consumo em pequena escala, o consumo botique.

Há também empresários
de porte médio como o engenheiro José Mazzitelli, vice-presidente da Aiera
(Associação de Importadores e Exportadores da República Argentina), um dos
idealizadores da missão. Ele atua na área da saúde, criando, produzindo e
vendendo inaladores de desenho inovador. Um de seus modelos, o doméstico em
forma triangular, faz parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Buenos
Aires.

A região argentina de Mendoza, Rio Negro e Neuquén também está
presente com a empresa Sloga S.R.L. Exportaciones de Frutas e Vinhos, que vende
em grande escola. Oferece damasco, ameixas, pêssegos, uvas, maçãs, pêras e até
mesmo hortaliças e cebola.

A comitiva inclui ainda grandes empresas como
Corporación General de Alimentos que começou no setor de químicos e foi
englobando o setor de alimentação, explicou o gerente de vendas e distribuição
Enrique Guarnerio. Desta forma, vende de erva-mate (produto que não está
oferecendo em Curitiba) até cevada e o arroz arbóreo Gallo, marca italiana sobre
a qual detém o direito do Chile para baixo.

Potencial de integração

O
vice-presidente da Aiera explicou que, para a Argentina, o mercado brasileiro
representa um desafio. ?Escolhemos Curitiba porque temos a mesma idiossincrasia
em termos de uma população formada por imigrantes em grande parte europeus, mais
ou menos o mesmo tamanho regional e porque nos atenderam muito bem?, descreve,
lembrando que chegaram a pensar em São Paulo ou o Rio de Janeiro mas
consideraram que numa cidade como Curitiba seriam ouvidos com mais atenção.

O presidente da Junta Comercial e do Conselho Regional dos
Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), Julio Maito Filho, reuniu a
missão empresarial na sede do conselho na segunda-feira à noite. Ele ressaltou
que a instituição tem cadastradas todas as empresas de representação e os
autônomos, num total de quase 10 mil e que a intenção é oferecer essas
informações tanto aos empresários nacionais como a esta e a outra missões. ?Os
cadastros são separados pelo perfil, pela área de atuação, pelo mercado e as
empresas podem escolher um representante comercial com o perfil para aquele
produto desejado?.

O presidente do Core é de opinião que o consumidor
paranaense atual tem um novo perfil. ?Não se interessa mais pela procedência dos
produtos que quer consumir e quer especificamente aqueles que tenham preço e
qualidade compatíveis?. Embora os processos de integração entre os países
comecem por acordos bilaterais, é o comércio que normalmente deve ser vantajoso
para todos. ?E é disso que nós estamos tratando aqui: aproximação para um
efetivo comércio que resulte numa verdadeira integração?, conclui Júlio.

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