Com a perspectiva de reunir 200 participantes, Miraselva vai realizar nesta quinta-feira (6), no Salão Paroquial, o 3º Encontro de Sericicultores (criadores do bicho-da-seda) do município e região, contemplando Jaguapitã, Florestópolis, Prado Ferreira, Guaraci, Centenário do Sul e Santo Inácio.
Para o engenheiro-agrônomo da Emater Edson Pellegrini de Oliveira, o evento vai debater as principais questões técnicas e econômicas da safra que encerra e cenários da nova safra que inicia em setembro.
Os sete municípios da região de solo arenito do Norte do Paraná contam atualmente com 112 barracões de criação do bicho-da-seda, envolvendo 150 famílias de proprietários e porcenteiros (arrendatários de terras), que cultivam 360 hectares, produzindo por mês mais de 20 mil quilos de casulos verdes, entregues diretamente no entreposto da Fujimura do Brasil em Miraselva, com movimentação financeira de R$ 140 mil.
Além da elaboração da Carta de Miraselva com as reivindicações do setor, a programação contempla palestras sobre Manejo da Amoreira e Criação, Fiscalização e Sanidade das Lagartas, Situação da Sericicultura na Região, Paraná e Brasil e Comercialização de Casulo Verde e Fios de Seda. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas direto na recepção do encontro, que começa às 8:00h.