Do alto do Mirante da Pedra é possível ter uma vista total da Baía de Antonina. Uma trilha íngreme encravada no meio da mata leva, após 30 minutos de subida, a um local privilegiado, de onde se tem uma das mais belas paisagens da cidade.
O centro da cidade, o terminal portuário da Ponta do Félix, o trapiche, a Ponta da Pita. Lá de cima, fica tudo pequeno. São aproximadamente cem metros de altura, vencidos com certo esforço depois de uma caminhada pela trilha bastante íngreme que leva ao mirante.
O esforço da subida é recompensado pela estonteante paisagem formada pela Baía de Antonina e parte da Baía de Paranaguá.
Durante a subida, não há quem não se encante com a vegetação exuberante da Mata Atlântica, formada por árvores centenárias que cobrem todo o caminho, formando um túnel verde. Bromélias, samambaias, xaxins e flores nativas compõe o visual do lugar, que é repleto de aves raras. Caminhando devagar e em silêncio, com uma boa parcela de sorte é possível encontrar também alguns macacos.
O mirante foi construído há aproximadamente 15 anos, mas sempre foi visitado pelos moradores mais antigos. Atualmente o local oferece toda a segurança para visitantes: o caminho foi totalmente calçado para evitar acidentes durante o percurso.
Chegar ao ponto inicial da subida até o mirante é fácil: chegando em Antonina, seguindo pela via asfaltada recentemente (não entrar para o centro da cidade), ao chegar em frente ao painel de azulejos erguido no estilo Poty Lazarotto, vira-se na primeira rua à esquerda. Seguindo em frente por cerca de duzentos metros é possível visualizar o portal de acesso ao mirante. Daí em diante o caminho é feito a pé, e é preciso ter fôlego, pois o caminho é bastante íngreme.
Dicas:
A subida é forte. Portanto, mantenha um ritmo lento e faça paradas constantes para retomar o fôlego.
Leve sempre uma garrafa de água mineral ou bebida isotônica para repor líquidos.
Na trilha não existem muitos mosquitos, mesmo assim um repelente é sempre bem vindo.
Leve sua câmera fotográfica. A paisagem é muito bonita.
O ideal é usar sapatos fechados.
Nunca jogue lixo nas trilhas, leve de volta tudo o que você levar.
Não retire flores ou plantas.
Informações:
Secretaria de Turismo de Antonina (41) 3432-4520
www.turismo.antonina.ibest.com.br