O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, embarca hoje à noite para o Japão, onde manterá contatos governamentais referentes à escolha, pelo Brasil, de um padrão de TV digital.
"Vamos discutir a possibilidade de uma parceria efetiva na questão", disse o ministro pouco antes de embarcar para São Paulo, de onde seguirá para o exterior. Além de Amorim, participam da missão o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o Ministro das Comunicações, Hélio Costa.
Estão agendados encontros, entre terça-feira e quarta-feira, com o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Taro Aso, com o ministro do Interior e das Comunicações, Heizo Takenaka, com o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Toshihiro Nikai, e com o vice-presidente da Associação de Indústrias e Negócios de Rádio, Genichi Hashimoto, entre outros.
O ministro Celso Amorim garante, no entanto, que as reuniões com o governo japonês não implicam a desistência de adoção de um modelo brasileiro de TV digital. "Há muita clareza de que o padrão brasileiro será o desenvolvimento de padrões que já existem", afirmou.
"O Brasil não quer reinventar a roda e ter um padrão de modulação próprio. É importante que se tenha aplicativos, midware, software, que permitam completar um dos padrões, mas nada está descartado", assegurou.