Ministros viajam ao Japão para discutir TV digital

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, embarca hoje à noite para o Japão, onde manterá contatos governamentais referentes à escolha, pelo Brasil, de um padrão de TV digital.

"Vamos discutir a possibilidade de uma parceria efetiva na questão", disse o ministro pouco antes de embarcar para São Paulo, de onde seguirá para o exterior. Além de Amorim, participam da missão o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o Ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Estão agendados encontros, entre terça-feira e quarta-feira, com o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Taro Aso, com o ministro do Interior e das Comunicações, Heizo Takenaka, com o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Toshihiro Nikai, e com o vice-presidente da Associação de Indústrias e Negócios de Rádio, Genichi Hashimoto, entre outros.

O ministro Celso Amorim garante, no entanto, que as reuniões com o governo japonês não implicam a desistência de adoção de um modelo brasileiro de TV digital. "Há muita clareza de que o padrão brasileiro será o desenvolvimento de padrões que já existem", afirmou.

"O Brasil não quer reinventar a roda e ter um padrão de modulação próprio. É importante que se tenha aplicativos, midware, software, que permitam completar um dos padrões, mas nada está descartado", assegurou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo