As férias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende tirar a partir de sexta-feira animaram seus ministros a seguir os passos do chefe. O da Fazenda, Guido Mantega, entra de folga hoje e fica longe do cargo até o dia 16; a da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, entram em recesso amanhã. Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia entrou em férias a partir de hoje.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, já está de férias. Só volta na segunda-feira. Seu colega de Minas e Energia, Silas Rondeau, cumpriu as suas. Voltou ao trabalho ontem e até participou de um ato no Palácio do Planalto.
Como Lula ficará ausente por cerca de 10 dias, a partir de sexta o Palácio do Planalto deverá ficar sob o comando do vice José Alencar até o dia 15 ou 16. Por razões de segurança, Lula ficará em área da Marinha. O mais provável é que seja no Guarujá. Há também opções em Aratu, próximo de Salvador, e na Restinga da Marambaia, próxima do Rio.