Ministros do Brasil e dos EUA discutem combate a vários tipos de crime

Brasil e Estados Unidos estão estabelecendo um mecanismo de consulta bilateral para troca de experiências no combate aos crimes de lavagemde dinheiro, tráfico de drogas, cibernéticos e de terrorismo.

A informação foi dada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, depois de encontro na manhã de hoje (8) com o com o procurador-geral dos Estados Unidos, Alberto R. Gozáles, cargo equivalente ao do ministro brasileiro.

Segundo ele, as consultas serão semestrais, uma vez em Brasília, uma em Washington, de modo que o andamento dessas relações em matéria de lavagem de dinheiro, de extradição e de novos tratados de cooperação sejam checados periodicamente em reunião dos ministros.

Ao deixar o encontro, Gonzáles comentou a postura do Brasil diante desses crimes e as ações que vem empreendendo. Ele lembrou que o Brasil já adotou medidas essenciais de combate ao terrorismo, inclusive com a criação de um centro de inteligência e a alocação de recursos suplementares para a área da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina).

Temos debatido o árduo trabalho do Brasil no combate aocrime cibernético e de crimes de propriedade intelectual. O Brasil tem sido um líder na OEA (Organização dos Estados Americanos) no tratamento de crimes cibernéticos.

Gonzáles fica no Brasil até amanhã (9), participando dediscussões sobre o tema. Neste momento seis governadores participam de uma reunião na residência oficial do embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel: SérgioCabrasl (RJ), Jaques Ewagner (BA), José Roberto Arruda (DF), Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Yeda Crusius (RS).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo