Brasília – O ministro da Previdência, Nelson Machado, garantiu que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não serão prejudicados pelo incêndio que destruiu hoje (27) o prédio do órgão em Brasília. Segundo ele, o serviço essencial do INSS não foi afetado pelo fogo.

continua após a publicidade

"Os segurados da Previdência não serão afetados com os danos causados pelo incêndio. O pagamento dos beneficiários será realizado normalmente, sem nenhum prejuízo, de acordo com o calendário", prometeu o ministro. "Os benefícios dos nossos 23 milhões de beneficiários serão pagos", afirmou.

Machado disse que a folha de pagamento dos servidores do INSS também será cumprida. Segundo ele, nenhum dos serviços de atendimento a segurados foi atingido pelo incêndio. Nos andares destruídos pelo fogo funcionavam os departamentos de logística, recursos humanos, orçamento, finanças e receitas previdenciárias.

O ministro anunciou que as atividades do INSS seriam retomadas ainda hoje. Ele disse que será providenciada a remoção de departamentos para outros prédios públicos. A presidência do INSS, por exemplo, será transferida temporariamente para o edifício onde está instalado o Ministério da Previdência.

continua após a publicidade

Salas da Secretaria do Tesouro Nacional, da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) e da Associação Nacional dos Procuradores Federais da Previdência Social (Anprev) também foram colocadas à disposição do Ministério.