O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, reafirmou hoje (22), na Refinaria Duque de Caxias, o compromisso do governo com o estabelecimento de uma política consistente para o gás. Rondeau informou que estão sendo ultimadas as providências para conclusão da proposta da Lei do Gás, que deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional nos próximos dias.

continua após a publicidade

Silas Rondeau participou da solenidade de posse do novo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro, "o economista Gabrielli foi uma escolha sábia do presidente Lula e significa que a Petrobras vai manter e aprofundar as diretrizes estabelecidas pelo governo para assegurar o alcance dos níveis de excelência e gestão".

O ministro reiterou o compromisso de buscar os investimentos necessários à expansão das áreas de petróleo, gás, minas e energia, "que são insumos indispensáveis ao crescimento do país, sem esquecer os compromissos com a responsabilidade social e o meio ambiente.

Na área específica de petróleo e gás, destacou o desenvolvimento de programas que incluem, além da busca de auto-suficiência pela Petrobras, a implantação da rede de gasodutos do Nordeste e Sudeste-Sul, mantendo prazos, com destaque para o Gasene, que ampliará a rede existente em mais de três mil quilômetros. O ministro disse também que pretende aumentar o conteúdo nacional nas áreas de exploração, transporte e abastecimento, consolidando a indústria brasileira.

continua após a publicidade