O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, reafirmou hoje (22), na Refinaria Duque de Caxias, o compromisso do governo com o estabelecimento de uma política consistente para o gás. Rondeau informou que estão sendo ultimadas as providências para conclusão da proposta da Lei do Gás, que deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional nos próximos dias.
Silas Rondeau participou da solenidade de posse do novo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro, "o economista Gabrielli foi uma escolha sábia do presidente Lula e significa que a Petrobras vai manter e aprofundar as diretrizes estabelecidas pelo governo para assegurar o alcance dos níveis de excelência e gestão".
O ministro reiterou o compromisso de buscar os investimentos necessários à expansão das áreas de petróleo, gás, minas e energia, "que são insumos indispensáveis ao crescimento do país, sem esquecer os compromissos com a responsabilidade social e o meio ambiente.
Na área específica de petróleo e gás, destacou o desenvolvimento de programas que incluem, além da busca de auto-suficiência pela Petrobras, a implantação da rede de gasodutos do Nordeste e Sudeste-Sul, mantendo prazos, com destaque para o Gasene, que ampliará a rede existente em mais de três mil quilômetros. O ministro disse também que pretende aumentar o conteúdo nacional nas áreas de exploração, transporte e abastecimento, consolidando a indústria brasileira.