Ministro prevê 17 milhões de alunos na olimpíada de matemática

Brasília – O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, espera a participação de cerca de 17 milhões de estudantes ? dos 22 milhões do ensino público ? na próxima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Foi o que disse nesta quinta-feira (5), durante a Rede Nacional de Rádios, no estúdio da Rádio Nacional.

As inscrições podem ser feitas até 18 de maio, para alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. No ano passado, participaram 14,2 milhões de estudantes, 35% a mais que no ano anterior.

Rezende afirmou que a competição é ?uma grande forma? de estimular os jovens a se interessarem por ciência e tecnologia, setor pouco explorado ao longo da história brasileira, segundo ele. ?Observamos que a cada ano vem crescendo o número de inscritos na Olimpíada de Matemática?.

Para o ministro, trata-se de uma ?mobilização formidável?. ?É a maior olimpíada de ciência do mundo. Atualmente, a olimpíada brasileira é maior que a dos Estados Unidos, que tem cerca de 10 milhões de estudantes?.

Neste ano, os estudantes deverão se cadastrar apenas pela internet. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 14 de agosto e da segunda, no dia 20 de outubro. Em 2006, o estado com maior número de escolas inscritas foi São Paulo (4.500), seguido de Minas Gerais (3.500) e Ceará (3.000).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo