O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, abre o 31.º Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas), nesta quinta-feira, 11, em Foz do Iguaçu. A vinda do ministro foi confirmada pela organização do evento, que começa às 9 horas no Rafain Palace Hotel & Convention Center.
O encontro está dividido em três grandes temas: 1) Integração da Assistência Social com os Programa Fome Zero e Segurança Alimentar. O painel terá como expositora a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ana Fonseca; e como mediador o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, Padre Roque Zimmermann.
O segundo painel discutirá Políticas Públicas de Assistência Social e o Papel das Três Esferas de Governo e será subdividido em três debates: a) implantação e constituição do sistema único da assistência social de forma descentralizada, b) programa bolsa-família e a sua relação com a política de assistência social no que se refere ao trabalho com as famílias e o controle social, c) cadastro único dos usuários dos programas sociais.
A expositora será a secretária Nacional de Políticas de Assistência Social, Márcia Lopes; e a mediadora será a secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social do Rio Grande do Norte, Márcia Faria Maia Mendes.
O terceiro painel está programado para o período da tarde, tendo como tema a Avaliação e Propostas dos Estados no Contexto da Política Pública de Assistência Social, cujo mediador será o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esporte de Minas Gerais, João Leite, que também é presidente do Fonseas.
O evento fecha com a elaboração da Carta de Foz do Iguaçu, o anúncio da cidade e data do 32º Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social e um jantar de confraternização.