Rio – A recuperação do ensino superior público é o sentido estratégico da reforma que está em discussão pelo ministro da Educação, Tarso Genro, com diferentes setores da sociedade. Ao final do encontro nesta manhã, com 15 integrantes da Academia Brasileira de Ciências, o ministro afirmou que o processo de reforma é um processo de afirmação da qualidade e da importância da universidade pública do país e também do reconhecimento do lugar das instituições não-públicas.

Tarso Genro vem participando de reuniões para ouvir propostas e sugestões ao projeto de reforma universitária. Após esse encontro, que durou uma hora e meia, ficou acertado que o grupo de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Campinas, Agência Espacial Brasileira, entre outros, levará ao ministro até o final do mês um documento propondo diretrizes sobre questões como financiamento, autonomia da universidade e a da transformação da produção científica em tecnologia.

Uma nova reunião se realiza no auditório do 7º andar da representação do Ministério da Educação na cidade, com mais de 50 representantes de vários segmentos, para ouvir novas sugestões sobre o tema.

continua após a publicidade

continua após a publicidade