O ministro do Planejamento, Guido Mantega, disse a executivos espanhóis que o ciclo virtuoso de crescimento do Brasil já está dado e que os empresários precisam ser corajosos para fazer investimentos. “Estamos mostrando para os empresários que as condições para investimento no País hoje são excelentes e que o governo está anunciando vários pacotes de redução de custos para investimentos”, disse, referindo-se ao anúncio feito ontem pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci, de benefícios fiscais para a aquisição de máquinas e equipamentos.
Ele citou ainda que a taxa de juros de longo prazo (TJLP), hoje em 9,75%, também favorece ao empresário que quer aplicar dinheiro na produção. “Todos pensam sempre na Selic, mas o empresário que investe no Brasil usa a TJLP. E, se considerarmos que a inflação hoje está em aproximadamente 7%, vamos ver que a taxa de juros é baixa e favorece o investimento” afirmou.
Mantega afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2004 passará dos 4%, mas que ele prefere ter os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o terceiro trimestre em mãos, antes de fazer uma projeção mais específica.
Para 2005, segundo ele, o governo mantém a expectativa de crescimento do PIB em 4%. “Vamos ser modestos agora e não vamos nos antecipar, mas é claro que torcemos para que o resultado do próximo ano fique também acima de 4%”, observou.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna