Ministro dos Transportes defende estrutura única para os portos brasileiros

Ao assumir hoje (29) o cargo de ministro dos Transportes, o senador Alfredo Nascimento defendeu a criação de uma única estrutura para cuidar da administração dos portos no Brasil. Segundo ele, não importa se esse órgão será vinculado ao Ministério dos Transportes ou à Presidência da República. ?Eu entendo que os portos brasileiros precisam melhorar o seu funcionamento. Os grandes portos têm problemas de gestão seríssimos porque existem várias estruturas e cada uma tem um comando?, avaliou o ministro.

Alfredo Nascimento disse que o governo ainda não definiu se criará uma nova Secretaria de Portos, desmembrando do Ministério dos Transportes, mas defendeu que é preciso encontrar uma saída para resolver o problema da falta de integração nos principais portos brasileiros, responsáveis pela exportação do país. ?Da forma como funciona hoje, dispersa, desencontrada, quem paga o preço é o Brasil?, alertou Nascimento.

Na avaliação do ministro, a demanda cresceu muito, as exportações aumentaram e os portos não se modernizaram e não acompanharam o crescimento da iniciativa privada. Ele citou o exemplo do Porto de Santos onde, segundo ele, existe a presença do Ministério dos Transportes, com a Companhia de Docas; do Ministério da Fazenda, com a Receita Federal; do Ministério da Justiça, com a Polícia Federal, e do Ministério da Agricultura. ?Alguma coisa tem que ser feita para juntar isso tudo, para que o usuário seja beneficiado?, disse o ministro.

Alfredo Nascimento não vê problemas se a administração dos portos for desmembrada de sua pasta. Em relação às divergências manifestadas anteriormente por seu partido, o PR, sobre o tema, ele disse que agora é uma pessoa do governo e não pode discordar do governo. ?Entendo que alguma coisa tem que ser feita para melhorar a situação dos portos. Se vai continuar aqui no Ministério dos Transportes ou em um ministério criado pelo presidente Lula, é decisão do presidente da República. É ele quem decide?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo