O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, faz palestra hoje (24) para aposentados e pensionistas de São Paulo. A conferência ocorre as 15h30, na sede do Sindicato dos Aposentados do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Ontem (23), cerca de 500 aposentados e pensionistas participaram de protesto na capital paulista para reivindicar a recuperação do poder de compra da categoria.
A mobilização aconteceu em frente ao prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical e Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT).
Segundo o presidente da CUT, João Antônio Felício, os aposentados exigem a reposição imediata de perdas que ocorreram no passado. "O que queremos discutir com o governo é como repor o que falta ainda no governo Lula e a grande perda que tivemos no governo Fernando Henrique Cardoso", diz Felício.
As centrais sindicais pedem ainda – em carta dirigida ao presidente Lula, ao ministro da Previdência Social, Nelson Machado, e ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho ? a antecipação do pagamento de metade do décimo terceiro salário da categoria para o mês de junho de cada ano, além do fornecimento gratuito aos idosos de uma cesta básica de medicamentos de uso contínuo.