Depois de conhecer outros oito portos brasileiros, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, esteve nesta sexta-feira (15) no Porto de Paranaguá para realizar uma visita de rotina. ?Paranaguá é um dos principais portos brasileiros e estamos aqui para ver a infra-estrutura portuária. Obtivemos uma série de informações do superintendente, com apresentação de pontos importantes para conhecermos o porto e, assim, podermos fazer uma comparação com os demais portos que estamos visitando. Trata-se de uma visita de rotina?, explicou.
Em reunião com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, Nardes quis saber quais são os principais produtos movimentados pelo porto e quais os volumes exportados pelo terminal. Além das informações gerais, o superintendente relatou detalhadamente todos os aspectos referentes à realização da dragagem nos portos paranaenses e entregou ao ministro cópia do documento encaminhado à procuradora-geral da Justiça Militar, Maria Ester Henriques Tavares, pedindo providências administrativas e criminais sobre o caso.
No encontro, Eduardo Requião mostrou os investimentos aplicados na infra-estrutura portuária e as melhorias realizadas dentro e fora do cais, além das iniciativas ligadas ao meio ambiente ? entre elas a construção do Centro de Defesa de Ambiental ? e à área social ? por meio do projeto Porto Comunidade.
O superintendente destacou, ainda, os projetos em andamento e os que estão para ser licitados no início de 2007, como o terminal para fertilizantes e o novo silo público para 107 mil toneladas. ?Foi uma excelente reunião. Pena que tivemos que esperar quatro anos para termos essa conversa. Mostramos ao ministro o que estamos fazendo e demos todas as explicações que ele pediu. Fiquei satisfeito por ele nos ouvir?, declarou Eduardo Requião.