Ministro do Planejamento defende redução de custos no setor público

O ministro interino do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Machado, defendeu hoje a importância da redução de custos e simplificação de procedimentos no serviço público, até mesmo "acima das iniciativas de planejamento e gestão estratégica". Ao abir a solenidade de entrega do 9º Prêmio Inovações na Gestão Pública, Machado destacou também o papel da invocação no setor público.

Segundo o ministro, a inovação é crucial na gestão pública e um diferencial na consolidação da eficiência. Para ele, além das grandes transformações do Estado, é preciso mudar processos burocráticos, rotinas e atitudes. Para sustentar um Estado eficiente e cidadão, Nelson Machado disse que é preciso haver servidor público eficiente e cidadão.

O prêmio, concedido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), foi entregue ao Hospital das Clínicas de Porto Alegre (pesquisa e compras), ao Ministério das Comunicações (governo eletrônico), à Presidência da República (sistemas de capacitação), à Radiobrás (gestão de pessoas), ao Banco Central (custos e informações gerenciais), ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (radar comercial) e ao Ministério dos Transportes (sistema de controle e arrecadação).

O concurso Inovações na Gestão Pública Federal teve início em 1996, numa parceria entre a Enap e o antigo Ministério da Administração e Reforma do Estado (Mare), com o objetivo de reconhecer o trabalho no âmbito público, onde inovar provoque o crescimento de nações, regiões, setores, organizações e instituições, observada sempre a promoção da cidadania.

No 9º concurso, Inovações na Gestão Pública, a Enap recebeu 24 projetos, selecionou 22 e premiou oito. Os autores dos projetos que ficaram com os primeiros lugares vão receber como prêmio viagens de visita técnica à Espanha e à França.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo