O ministro do Interior do Iraque escapou por pouco hoje de um atentado a bomba num bairro sunita de Bagdá que oficiais dos Estados Unidos garantiram na semana passada que havia sido praticamente limpo de insurgentes.

continua após a publicidade

O ministro Jawad al-Bolani, um xiita, estava num carro blindado num comboio de cerca de 10 veículos quando uma bomba explodiu no bairro de Dora. A explosão matou dois pedestres, entre eles um menino de 12 anos, e feriu cinco policiais de trânsito. Não ficou claro se o alvo do atentado era o ministro ou um comboio militar dos EUA que vinha 500 metros atrás.

A insegurança em Dora é tamanha que moradores apelidaram uma rua de "estrada da morte" devido aos freqüentes confrontos no local entre insurgentes e policiais. Mas militares dos EUA haviam garantido na semana passada que tinham virtualmente eliminado de Dora células de esquadrões da morte, insurgentes e extremistas como parte de uma nova estratégia de segurança para devolver a tranqüilidade a Bagdá.

A operação foi realizada também na região de Azamiya, no norte de Bagdá, onde na madrugada de hoje dois disparos de morteiro explodiram nas proximidades de uma mesquita sunita ferindo sete civis.

continua após a publicidade

Também hoje, um atacante suicida detonou explosivos que carregava ao ser barrado na entrada do prédio do quartel-general da polícia na cidade nortista de Mossul, matando uma mulher e ferindo outras 10 pessoas. O atacante também morreu.

Na noite de ontem, 17 disparos de morteiro caíram no Campo Abu Naji, uma base militar britânica em Amarah, 320 km a sudeste de Bagdá. Um soldado britânico ficou ferido. Amarah é uma cidade predominantemente xiita onde a milícia Exército Mahdi, do clérigo antiamericano Muqtada al-Sadr, têm forte presença. Tropas britânicas são alvo de freqüentes ataques na região.

continua após a publicidade

Um ex-general do exército de Saddam Hussein e um tenente iraquiano foram mortos a tiros hoje em ataques separados na cidade. Em Faluja, 65 km a oeste de Bagdá, uma bomba explodiu na passagem de um comboio militar dos EUA. Dois pedestres morreram e 12 ficaram feridos. Os militares americanos escaparam ilesos.