Brasília ? O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse hoje (25), em entrevista coletiva, que as denúncias de corrupção que envolviam a estatal Furnas Centrais Elétricas não foram comprovadas. "Efetivamente não ficou absolutamente nada comprovado que dissesse respeito à utilização indevida de recursos desviados da empresa no seu sistema de contabilidade", afirmou o ministro.

continua após a publicidade

Segundo Rondeau, Furnas é uma das melhores empresas geradoras da Eletrobrás e atende mais de 60% da demanda de energia da indústria e do comércio no país. "Furnas continua absolutamente no seu regime normal como sendo uma empresa de referência dentro do setor elétrico brasileiro e uma das principais empresas do grupo Eletrobrás. Não há nenhuma preocupação maior em relação aos trabalhos de Furnas por conta de denúncias que tenham havido", reiterou.

Uma auditoria interna realizada entre os dias 30 de junho e 14 de julho na estatal concluiu pela inexistência de irregularidades. A sindicância investigou um suposto esquema, denunciado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em que diretores de Furnas usariam dinheiro da empresa para financiar o Partido dos Trabalhadores (PT).

continua após a publicidade