O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai decidir, até final de fevereiro ou inicio de março, qual padrão de TV digital vai ser usado no Brasil. O prazo foi confirmado hoje (7) pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, após participar de reunião no Palácio do Planalto com empresários norte-americanos. Também participaram do encontro os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, da Fazenda, Antonio Palocci, do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

continua após a publicidade

Entidades da sociedade civil pediram adiamento da definição. Um decreto de 2003 estipulou prazos para a definição do modelo substituto da TV analógica. O governo federal tem até sexta-feira (10) para apresentar um relatório, a partir do qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá tomar uma decisão.

Os norte-americanos foram o terceiro e último grupo que apresentou ao governo brasileiro as características técnicas de seu padrão digital. Os padrões digitais europeu e japonës foram apresentados na semana passada.

Hélio Costa afirmou que saiu "satisfeito" do encontro de hoje. Mas afirmou que os norte-americanos não têm condições de atenderem de imediato os quatro requisitos exigidos pelo governo para implantar a TV digital no Brasil: mobilidade, portabilidade, interatividade e alta definição num único canal. Os norte-americanos só poderão atender todas essas características a partir de julho deste ano, segundo Helio Costa. "Eu sinto que eles estão fazendo um bom produto, mas infelizmente não está pronto", explicou.

continua após a publicidade

A decisão de qual padrão digital será adotado no pais, segundo Costa, só vai ser anunciada depois que o presidente Lula se reunir com o grupo de trabalho que está analisando a questão.