O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, abriu hoje, em Belo Horizonte, as atividades nacionais do Dia D da Dengue e alertou para o risco de uma nova epidemia da doença no País. "Se a população não colaborar, não deixando a água limpa e parada, nós podemos ter no próximo verão uma epidemia grave de dengue no Brasil", disse.

continua após a publicidade

Saraiva visitou duas casas e participou de um ato no estacionamento de um shopping na região nordeste da capital mineira. Segundo o ministro, 80% dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, estão "dentro das casas e quintais". As atividades da campanha se aconteceram hoje em várias capitais. "Tem que haver uma ação contínua contra a dengue", insistiu Saraiva.

Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha, que mobiliza agentes de saúde em todo o País no combate à doença – em parceria com as secretarias estaduais e municipais -, é evitar uma epidemia semelhante à de 2002, quando foram registrados quase 800 mil casos no território nacional.

Pelos dados do Ministério, até outubro deste ano foram notificados 158.800 casos da doença no Brasil. Em todo o País foram confirmados 247 casos de dengue hemorrágica, com 25 mortes.

continua após a publicidade