Recife ? O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, assinou hoje (10), no auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco, uma instrução normativa que delimita como área pública, direcionada para produção de pescado, a barragem do açude Entremontes, localizada no município de Parnamirim, a 560 km da capital pernambucana.
Segundo ele, com a medida, 400 famílias de trabalhadores rurais de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que fica na área da barragem serão beneficiadas com linhas de crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), administradas pelo Banco do Nordeste, para produção e comercialização de peixes em laboratório. Eles também vão poder contar com assistência de técnicos da universidade para desenvolver seus projetos.
De acordo com o ministro, a idéia é melhorar as condições de emprego e renda. "Na medida em que incentivamos a produção de peixes também damos oportunidade de integrar a comunidade à cadeia produtiva, ampliando a industrialização e a comercialização, o que resulta em maior arrecadação de receita para o município e incentivo ao consumo de pescado", avaliou.