Brasília (AE) – Em tempo de autocrítica e pedidos de desculpas, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ironizou hoje (5) o discurso petista segundo o qual o governo Lula começou tudo do zero. A declaração dele foi dada no momento em que ressaltava a construção de penitenciárias federais em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto.
Thomaz Bastos causou risos na platéia esvaziada ao fazer referências ao filme italiano "O Incrível Exército de Brancaleone", que trata de um cavaleiro que lidera um pequeno e atrapalhado grupo de guerreiros.
"Nunca foram construídas tantas penitenciárias federais neste governo, sem querer participar daquilo que se diz brancaleonemente de síndrome do marco zero, de que tudo começou neste governo, não é assim, claro", disse o ministro. "Mas isso, a construção de penitenciárias federais, começou mesmo neste governo, pois desde 1984 só havia intenção de construí-las.
Atualmente, o governo constrói seis penitenciárias. As unidades estão sendo levantadas no Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.