Ministro da Fazenda diz que governo venderá imóveis e ações de estatais

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou esta tarde, durante conversa com colunistas de economia, que o governo vai vender alguns ativos, como imóveis e ações de empresas estatais, entre as quais as do Banco do Brasil (BB). Mantega negou que seja intenção do governo vender ações da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo explicações do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernardo Appy, a venda de ações do BB será feita para cumprir a regra do novo mercado, de que é preciso deixar 25% das ações da instituição fora do grupo controlador, que no caso do BB é formado pelo Tesouro Nacional e o fundo de pensão Previ. "Essa venda de ações será feita nos próximos dois anos e já estava prevista", informou Appy.

O secretário-executivo disse que não serão vendidas ações da Caixa e do BNDES, que são inteiramente de propriedade do Tesouro Nacional. "Vender ações de propriedade da BNDES-Participações (o braço de investimento no mercado de ações do BNDES) pode até ser mas ações do BNDES não", brincou.

Mantega e Appy não informaram qual a arrecadação que o governo espera obter com a venda dos ativos da União e nem deram exemplo de outra empresa estatal cujas ações serão vendidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo