O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou a possibilidade de seu Ministério dar recursos para ajudar a Varig a sair da crise. Ele lembrou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou a venda das subsidiárias Varig Logística (VarigLog) e Varig Engenharia e Manutenção (VEM) como uma tentativa de ajudar a empresa "quando o governo tinha o que fazer".
"Mas eu não vejo o que o governo poderia estar fazendo", completou. Ele ressalvou, porém, que o assunto não é da alçada do Ministério da Fazenda, mas sim do Ministério da Defesa. Segundo Mantega, "não existe no orçamento federal nenhuma ajuda para a Varig, nem para qualquer outra empresa, então temos sérias limitações", afirmou.
Ele lembrou que a Varig é uma empresa privada e tem autonomia para tentar uma saída. "Não cabe ao governo dar dinheiro, porque é dinheiro do contribuinte", afirmou. "O papel do governo não é dar socorro." Mantega deu as declarações em entrevista após participar de reunião de presidentes de bancos promovida pelo Instituto de Finanças Internacionais (IIF).