O porto de Itajaí passa a usar já nessa semana a chamada área B, pátio pavimentado de 15,3 mil metros quadrados. A determinação partiu do vice-presidente da República, José de Alencar, também Ministro da Defesa, comandante-em-chefe das Forças Armadas. Alencar atendeu aos argumentos do superintende do porto de Itajaí, Décio Lima, que foi pessoalmente a Brasília fazer o pedido.
O uso da área B estava vinculado à aprovação do projeto para construção da nova delegacia da Capitania dos Portos. O superintendente argumentou sobre as vantagens de usar o novo pátio durante o processo. ?Com apenas essa medida ampliamos nossa capacidade de movimentação de cargas em até 30%?, destaca Décio Lima.
O uso da nova área fica a cargo da Teconvi, empresa arrendatária que movimenta contêineres no porto de Itajaí. Délio Lima garante, porém, que a liberação não trará prejuízos à construção da nova delegacia da Capitania dos Portos. ?Os recursos já estão definidos e aguardamos apenas a solução de pequenos impasses para licitar a obra?, garante o superintendente.
Durante o encontro em Brasília, José Alencar ressaltou que ?nem a Marinha, muito menos o Ministério da Defesa, podem impedir a política de crescimento determinada pelo presidente Lula e que tem no crescimento dos portos um dos maiores focos?.
O superintendente viajou a Brasília acompanhado dos diretores Marcelo Salles e Wilson Rebello, além da deputada estadual Ana Paula Lima (PT).
Porto também terá Núcleo Especial de Polícia Marítima
Com a definição de uso imediato da área, o superintendente do Porto também definiu a área onde será construído o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom). O núcleo, uma divisão especializada da Polícia Federal na segurança e fiscalização em áreas marítimas, será edificado ao lado da nova delegacia da Capitania dos Portos.