O ministro do Comércio e da Indústria da África do Sul, Alec Erwin, apóia a posição brasileira de dar prioridade à agricultura nas negociações da reunião de Cancún, no México, na próxima segunda-feira. Hoje, ele conversou com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no Palácio Itamaraty, no Rio, sobre os temas da agenda de Cancun e os avanços das negociações do acordo de preferências fixas entre o Mercosul e a África do Sul.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que não se deve esperar que as negociações se encerrem com a reunião de Cancún. “O resultado precisa conter avanços específicos na área agrícola e este deve ser o ponto central das discussões. A agricultura é que vai ditar o ritmo do que vai acontecer em Cancun”, afirmou.

Para o ministro, só serão considerados avanços a eliminação de subsídios à exportação, a redução substancial de subsídios internos, que representam impacto importante no comércio mundial e o aumento considerável do acesso aos mercados ricos de produtos fabricados por países em desenvolvimento. Amorim afirmou que também seria importante reconhecer a necessidade da adoção de medidas que defendam a agricultura familiar de paises em desenvolvimento.

continua após a publicidade

continua após a publicidade