O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, garantiu ao prefeito Beto Richa que, no orçamento da União para 2007, estarão previstos recursos de R$ 145 milhões para as obras do desvio ferroviário de Curitiba. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), durante o Fórum de Entidades Paranaenses pela Democracia, em Curitiba. "O desvio é uma antiga reivindicação de cerca de 200 mil pessoas que moram na região Leste da cidade, sujeitas a riscos e acidentes, num trecho com 81 passagens em nível", disse o prefeito Beto Richa.
Segundo o ministro, os recursos para o desvio ferroviário estão programados desde 2003, mas a obra não foi realizada até agora por causa de embargo ambiental.
"O governo assume o compromisso público de assegurar a dotação orçamentária para essa importante obra, em 2007, para evitar a formação de um problema urbano insolúvel na região de Curitiba, e também de um gargalo capaz de reduzir o escoamento da riqueza regional como a soja ao porto de Paranaguá", afirmou o ministro.
Durante o Fórum, que contou com lideranças empresariais, políticas e classistas, Paulo Bernardo também disse que o orçamento federal de 2007 prevê recursos para a ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, além de obras de infra-estrutura rodoviárias e no porto de Paranaguá.
O plano prevê a extensão da pista do aeroporto, que hoje impede a decolagem de grandes aviões cargueiros com carga máxima. Os investimentos portuários prevêem a ampliação do cais e o aprofundamento do canal da Galheta, permitindo a atracação de grandes embarcações.
"As três principais obras, o desvio, a melhoria do porto e a modernização da BR-116, têm alcance estadual e são de interesse direito de Curitiba e Região Metropolitana", disse o prefeito.
As obras do desvio da ferrovia que hoje passa em movimentados bairros da região Leste de Curitiba, segundo o prefeito Beto Richa, resultam de conversações mantidas com o próprio ministro do Planejamento, em Brasília, e de solicitações da Prefeitura de Curitiba ao Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (DNIT), à América Latina Logística (ALL) e ao Ministério dos Transportes.
Rodovia
Os participantes do fórum também pediram ao ministro Paulo Bernardo a conclusão da pista dupla da Rodovia Régis Bittencourt, a BR-116, no trecho entre Curitiba e São Paulo. Segundo o presidente em exercício do Movimento Pró-Paraná, Jonel Chede, a estrada – com 400km de tráfego intenso – é a única alternativa para o escoamento de riquezas vindas do Sul que chegam à região Sudeste, e vice-versa, e precisa de cuidados.
O prefeito Beto Richa disse que as negociações em curso para obras de melhorias em infra-estrutura são uma oportunidade para reafirmar as parcerias da prefeitura com a sociedade, empresas, e governos estadual e federal. "Esta é uma diretriz central da atual gestão municipal", afirmou.
O prefeito disse ainda que no caso do governo federal, o maior esforço de cooperação envolve a Cohab e a Caixa Econômica Federal no programa habitacional de Curitiba, o maior na cidade nos últimos dez anos.
O Fórum pela Democracia, coordenado pelo Centro de Relações Internacionais do Paraná, aconteceu no Restaurante Dom Antônio, em Santa Felicidade, em parceria com o Movimento Pró-Paraná, Federação das Indústrias (FIEP), Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação da agricultura (FAEP) e Organização das Cooperativas do Estado (Ocepar).