O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse, nesta sexta-feira, ser favorável à proposta de criação de uma agência a partir do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. A proposta foi defendida, nesta quinta-feira, por integrantes do comitê que defendem que a agência tenha papel regulador ou de promoção do desenvolvimento regional.
"Agora a etapa de maturidade que deve ser buscada é criar uma agência sob coordenação do Comitê da Bacia para que tenha funcionalidade executiva", afirmou o ministro.
De acordo com Ciro Gomes, essa maturidade ocorreu pelo próprio projeto de integração do rio com as bacias do Nordeste Setentrional. "O São Francisco é a dinâmica mais avançada do país entre todos os comitês graças ao projeto, porque nós é que instalamos o comitê, nós é que financiamos e organizamos o plano de bacia".
No processo de revitalização do rio, o ministro destacou que será importante que o comitê tenha caráter executivo. "O programa de revitalização, que já está em execução, não tem hoje um protagonismo executivo do comitê como deveria ter", disse.
Ciro participou, nesta sexta-feira, da abertura de reunião de representantes do governo federal, dos governos estaduais do Nordeste e das diferentes entidades e instituições da sociedade civil para debater e recolher sugestões sobre o Projeto São Francisco, que prevê a revitalização do rio e sua integração com as bacias dos rios intermitentes do Nordeste Setentrional.