Brasília ? A escolha do padrão de TV digital a ser adotado no Brasil poderá ser anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir da semana que vem. Um grupo de trabalho, formado pelos ministros das Comunicações, Hélio Costa, da Fazenda, Antonio Palocci, do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, se reúne até sexta-feira (3) com representantes dos sistemas europeu, japonês e norte-americano para decidir qual o melhor modelo.

continua após a publicidade

Durante audiência pública na Comissão de Educação do Senado, o ministro Hélio Costa explicou como o governo tem trabalhado para a implantação da TV Digital no país. "A partir desta sexta-feira acho que já tendo falado com os japoneses, europeus e americanos, o presidente estará em condições de tomar a decisão", disse Hélio Costa.

A escolha de TV Digital no país vai influenciar diretamente o futuro das telecomunicações. A opção permitirá uma maior definição de imagens e som, transmissão sem interferências, recepção em celulares e maior interatividade. A definição vai direcionar até a maneira de acessar a internet pela TV, o que permitiria novas maneiras de relacionamento com o público, criando novos espaços para programas educacionais, bancários, tributários e culturais.

O modelo para esse tipo de TV também poderia propiciar o surgimento de novos canais e emissoras, embora ainda não haja definição sobre como o espaço eletromagnético será dividido. O ministro das Comunicações já declarou que o sistema japonês é o que mais se enquadra aos interesses da TV Digital brasileira, mas ressaltou que é o presidente Lula quem irá decidir. Ontem (31), em audiência na Câmara dos Deputados, Hélio Costa disse que colocou "a bola na marca do pênalti" para o presidente Lula. O presidente teria a opção, segundo Costa, de "chutar e marcar um gol de placa", "chutar devagar e a bola entrar de mansinho" ou "chutar para fora".

continua após a publicidade

Hoje, em resposta ao senador José Jorge (PFL-PE), o ministro disse que iria modificar as regras do futebol. "Vou diminuir a distância. Ao invés de 11 metros, vou botar a 2 metros da linha de baixo da trave, que aí o presidente não tem jeito de chutar para fora. Nem querendo, ele não consegue chutar para fora, não tem jeito". Em tom de brincadeira, Costa pediu ainda que o senador "aposte no gol de placa" que o presidente irá fazer.

A TV Digital permitirá uma alta definição de imagens e som, transmissão sem interferências, maior variedade de canais abertos, recepção em celulares e maior interatividade. Por meio do aparelho de televisão digital será possível, inclusive, acessar a internet. A expectativa é de que a primeira transmissão experimental ocorra em junho durante a Copa do Mundo.

continua após a publicidade