O ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciou nesta quinta-feira (10) que o envio de tropas federais para o Rio de Janeiro só deverá ocorrer dentro de 30 dias. Há duas semanas, o governo anunciou que as tropas estariam no Rio em 15 dias. O prazo já venceu. Agora, a providência só deverá ser tomada dentro de um mês, conforme acerto entre Pires e o ministro da Justiça, Tarso Genro, que nesta quinta-feira se reuniram para tratar do tema.
"A presença das Forças Armadas depende de um planejamento completo para cumprir e garantir a lei e a ordem", disse Waldir Pires, insistindo que o governo ainda estuda o pedido do governador Sérgio Cabral. "Não se trata de fazer a cobertura ou o policiamento de um enfrentamento aqui ou ali, é preciso ter um completo planejamento", declarou ele, ao lembrar que as tropas federais já estão fazendo, há mais de um mês, a proteção das áreas no entorno dos quartéis e ali permanecerão.
Já o ministro da Justiça, Tarso Genro, deu demonstrações de que não vê necessidade de as Forças Armadas irem para as ruas na cidade. Tarso fez questão de dizer que a polícia do Rio está cumprindo seu papel no policiamento do Estado, lembrou que cresceu a presença da Força Nacional de Segurança Pública no Rio assim como da Polícia Rodoviária Federal e declarou: "não há nenhum tipo de urgência, urgentíssima, que possa ser resolvido pelas Forças Armadas hoje".