Ministro afirma que envio de tropas ao Rio só deve ocorrer em 30 dias

O ministro da Defesa, Waldir Pires, anunciou nesta quinta-feira (10) que o envio de tropas federais para o Rio de Janeiro só deverá ocorrer dentro de 30 dias. Há duas semanas, o governo anunciou que as tropas estariam no Rio em 15 dias. O prazo já venceu. Agora, a providência só deverá ser tomada dentro de um mês, conforme acerto entre Pires e o ministro da Justiça, Tarso Genro, que nesta quinta-feira se reuniram para tratar do tema.

"A presença das Forças Armadas depende de um planejamento completo para cumprir e garantir a lei e a ordem", disse Waldir Pires, insistindo que o governo ainda estuda o pedido do governador Sérgio Cabral. "Não se trata de fazer a cobertura ou o policiamento de um enfrentamento aqui ou ali, é preciso ter um completo planejamento", declarou ele, ao lembrar que as tropas federais já estão fazendo, há mais de um mês, a proteção das áreas no entorno dos quartéis e ali permanecerão.

Já o ministro da Justiça, Tarso Genro, deu demonstrações de que não vê necessidade de as Forças Armadas irem para as ruas na cidade. Tarso fez questão de dizer que a polícia do Rio está cumprindo seu papel no policiamento do Estado, lembrou que cresceu a presença da Força Nacional de Segurança Pública no Rio assim como da Polícia Rodoviária Federal e declarou: "não há nenhum tipo de urgência, urgentíssima, que possa ser resolvido pelas Forças Armadas hoje".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo