Ministro afirma que apoio à pesquisa e programa nuclear são prioridades

O novo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que assumiu o cargo há uma semana, em substituição a Eduardo Campos, afirmou hoje (29) que vai consolidar as ações já traçadas até o momento pelo ministério. Segundo Rezende, entre as prioridades estão o programa nuclear, a política industrial, o apoio à pesquisa científica e também ações de ciência e tecnologia para inclusão social.

O ministro também citou como exemplo dois programas que receberão investimentos de R$ 2,5 milhões em Pernambuco. Um deles é o programa que pretende recuperar a cultura do algodão a partir da organização das comunidades de agricultores familiares em cooperativas. O outro trata do programa de incentivo à produção de mamona para fabricação do biodiesel nos municípios de Caetés e Pesqueira.

Sérgio Resende destacou a conclusão das obras do Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste (Cetene), previsto para ser inaugurado em dois meses. "A idéia é complementar as ações do Centro Regional de Ciências Nucleares, principalmente no que se refere às áreas de biotecnologia, nanotecnologia e microscopia eletrônica".

Ele afirmou ainda que outro projeto importante para a região é constituição da rede metropolitana de alta velocidade, que vai permitir com que 20 instituições de pesquisa do Estado tenham comunicação ágil, via internet, para realizar programas de educação a distância, telemedicina e teleconferência.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo