O ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luis Dulci, afirmou que a vitória do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados "dá início ao resgate da imagem da Casa". Para Dulci, a Câmara vai retomar a votação das matérias de interesse do país a partir desse momento.
O ministro disse ainda que, na medida em que os projetos de lei forem aprovados, a tendência é que o governo reduza o envio de medidas provisórias para Câmara. "Se a Câmara funciona bem, vota-se dentro de um ritmo normal de qualquer casa legislativa e torna-se menos necessária a adoção de medidas provisórias", avaliou Dulci.
"Eu acredito que isso vai acontecer porque tem pelo menos 15 matérias que o governo já enviou à Câmara e que não são de interesse do governo, mas sim do país, e várias delas beneficiam até mais estados governados por lideranças da oposição."
A vitória de Rebelo, segundo Dulci, foi muito positiva para o governo, "que trabalhou em conjunto com a base aliada, mostrando a capacidade que tem de articulá-la". Ele disse que "o governo nunca assumiu o papel de cachorro morto; os adversários tentaram artificialmente tratar o governo assim".