O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, afirmou nesta quarta-feira (7) que os dados sobre o perfil demográfico da população brasileira, apresentados nesta quarta-feira na primeira reunião do Fórum Nacional da Previdência Social, mostram que "o modelo atual de Previdência não tem como se perpetuar a partir de 2050." A reunião terminou esta noite, depois de um dia inteiro de apresentações de diagnósticos sobre a mudança da sociedade brasileira em relação à questão da idade dos habitantes.
Segundo o ministro, projeções e estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram claramente que a população no País está sendo afetada por dois fenômenos marcantes, que são o envelhecimento e a redução da taxa de natalidade. "São questões muito relevantes para a Previdência", comentou o ministro.
Machado disse que, na próxima rodada de discussões do Fórum, marcada para o dia 21 de março, estarão em pauta as mudanças estruturais no mercado de trabalho e os problemas da Previdência no setor rural. "A questão da informalidade no mercado de trabalho é também uma grande preocupação", completou.